top of page

MEMORIAL

O Seminário é um processo colaborativo desenvolvido pelos estudantes do último período de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR. Desde 2012, é reinventado anualmente a partir de ideias e inquietações, mediante debates e propostas, e assim, transformado em evento, pensando sua pré-produção,  produção e pós-produção, no qual utilizamos nossos conhecimentos apreendidos ao longo das disciplinas, por meio da prática e trajetória de estudos. Após nove edições seguindo propostas e ideias diferentes, trazemos o Entre 10º Seminário de Produção Cênica.

 

​O Memorial é um espaço destinado a manter viva a história dos  nossos seminários. Relembramos assim o que veio antes de nós.

1º Seminário de Produção Cênica 

O I Seminário de Produção Cênica (TPC), ocorrido no ano de 2012, foi organizado pela Coordenação com apoio do Centro Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica. Eram os primeiros passos rumo a um conjunto de parcerias que viriam a constituir a produção dos seminários futuros. Ocorrido entre os dias 16, 19 e 20 de março, o evento contou com a participação dos professores Tiago Porteiro, da Universidade de Évora e de Jorge Parente, da Escola Science-Po e Enact, da França que além de partilharem das suas experiências acadêmicas e artísticas, ofereceram a oficina Do corpo e da voz à composição cinética. O evento contou também com duas mesas de debate: a primeira, intitulada Produção Cênica ─ condições e meios, com a presença de Luciano Lacerda, Marcelo Miguel, Tatyane Ravedutti e Márcia Moraes e, a segunda, com o tema Cenografia e Cenotécnica ─ a arquitetura da cena, teve a participação de Ismael Scheffler, Luciana Falcón e Andressa Ferrari.

Produção Cultural em Curitiba

A partir do ano de 2013, o Seminário de Produção Cênica passou a ser organizado por estudantes do curso sob a coordenação do professor Allan e da professora Titi. O evento foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro. A abertura contou com a presença de Leandro Knopfholz, criador do Festival de Teatro de Curitiba, seguida da mesa de debate sobre escolas de artes cênicas como empreendimentos culturais, com George Sada, Fátima Ortiz, Juliana Adur e Cindy Napoli. No segundo dia, o evento teve a presença de Marcos Cordiolli , Bia Reiner, PaUlo Biscaia e Dimis Soares, debatendo a respeito da formação de companhias cênicas na cidade.

Bastidores Em Cena

III Seminário de Produção Cênica, ocorrido entre os dias 27 28 de outubro de 2014. Com o intuito de gerar um espaço de diálogo entre acadêmicos, artistas/produtores, a equipe criadora convidou para o primeiro dia do encontro os músicos Ary Giordani, Asaph Eleutério e Davi Henn. Intitulada “Produção Musical em Curitiba”, os convidados debateram sobre a autonomia da produção no cenário musical local. No segundo dia, a conversa abrangeu algumas características visuais de um espetáculo, por meio da mesa “Por trás da cena”, composta por Soraya Sugayama, Paulo Vinícius, Nena Inoue e Nadia Luciani.

Autonomia Criativa

Entre os dias 19 e 20 de outubro de 2015 ocorreu o IV Seminário de Produção Cênica. A temática “Autonomia Criativa” oportunizou o debate sobre a dependência de produções culturais à leis de incentivo e de editais da iniciativa privada, adentrando em discussões sobre alternativas possíveis para produções independentes. No quesito apresentações artísticas, o evento teve um pequeno show com a Banda Charme Chulo e exibição de performances, entre elas: Industrialização (Vídeo performance com Alexandre Linhares e Thifany F.); Mostra de processo Carmen (TPC); Ponto Adjeto (de Karina Marques) e Vídeo performance Costura Musical (com Lisa Simpson); além da participação dos ilustradores Atlan Coelho, Eduardo Moraes e Marcelo de Oliveira que produziram ilustrações no decorrer do evento. Somando-se a programação artístico cultural, ocorreu a exposição Ayiti Timoun, da fotógrafa Carolina Castanho e Mostra de trabalhos das Casas Abertas de Curitiba: A Casa é Sua, Ambiental office, Atelier Soma, Das nuvens, Rma378 e Terracanto. O evento ainda oportunizou um bate papo qualitativo em duas mesas de comunicação. A primeira, “Formas Alternativas de Financiamento Cultural”, teve a presença de Alexandre Linhares, Andrea Serio Bertoldi e Leandro Delmonico. E a segunda, “Produção Colaborativa” contou com a presença de Eduardo Cardoso Amato, Jacqueline Cardoso, Verônica Rodrigues, Giba E. Lima, Karina M. Viana e Lucia Muller.

Responsabilidade Social e Cultural do Produtor

O V Seminário de Produção Cênica ocorreu entre os dias 17 e 18 de outubro de 2016. Com o tema “Responsabilidade Social e Cultural do Produtor”, o evento trouxe para as mesas de debate dois eixos centrais: “Arte e Periferia” e o “Desenvolvimento Cultural”. Estiveram presentes na oportunidade os produtores Bernardo Bravo; Erick Reis; Andrei Moscheto; Bina Zanette; os atores Ricardo Nolasco e Silvia Monteiro; o cineasta Guto Pasko e o pesquisador Ronaldo Corrêa. Além das palestras, ocorreram apresentações musicais, de dança e rodas de leitura. Entre nossos artistas convidados estavam: Letal Kingz-Hip Hop; Coletivo 56, Grupo de Dança Sachas, Luciana Merlin e Banda, e Banda Mulamba.

Nós na Arte

O VI Seminário de Produção Cênica ocorreu de 09 à 11 de outubro de 2017. Intitulado “Nós na Arte”, a equipe organizadora propôs para a abertura do evento, vivências entre o público e artistas convidados. Com o artista visual Luiz Rettamozzo criaram um painel coletivo; com Marcelo Bittencourt puderam acompanhar o registro de um desenho do evento; com o Grupo Foot Work Crew apreciaram uma apresentação de hip hop e com Michele Mara e Siamese, foram embalados por um show musical. Destas vivências os artistas e o público foram encaminhados ao auditório para uma partilha sobre o processo de criação dos artistas convidados. No segundo dia, ocorreram mesas simultâneas de debates que, na sequência, foram reunidas no palco do auditório para troca e compartilhamento das discussões realizadas. Na mesa "Nós nas Políticas Culturais" participaram Marcia Regina, Juliana Pedrozo e Leandro Gorsdorf. Na mesa  “Descentralizando os Nós na Arte” estavam Octávio Nassur, Pedro Quirino e Muller Barone. E, na mesa “Outros nós na arte” estavam Helena Portela, Juliana Partyka e Eduardo Ramos. No terceiro dia, no período da tarde, ocorreram as oficinas: Circo (com Bruno Tucunduva); Poética Ativa (com Patrícia Machado);  Ritmos de Tambor (com Fabio Macedo); Dramaturgia e Resistência (com Manuel Guerreiro); Fundamentos da Maquiagem de Caracterização (com Claudia Nogata) e Fandango Caiçara (com Leo Cardoso). E, no período da noite ocorreu a Festa de Confraternização do seminário com a presença de Vitor Leme e Savana Airplane.

Por Outros Olhos

14 e 15 de outubro de 2018 por outros olhos, era assim que estudantes desta turma queriam caracterizar o seminário de Produção Cênica. Queriam refletir a partir de outras perspectivas, com público diversificado e uma interação junto a comunidades distantes do centro cultural de Curitiba. E assim o fizeram! No “esquenta seminário” se deslocaram até Almirante Tamandaré para a realização das primeiras interlocuções. Também performaram no Hospital Cajuri e realizaram uma oficina de Hip Hop em um lar de meninas. Trouxeram o Cabaré Máquina da Selvática para o esquenta e também organizaram conversas preliminares com Rafael Wolff e Keila Aquino (arte no Hospital Pequeno Príncipe) e com Carol Castanho (uma fotógrafa no Haiti).

Depois do esquenta… e de muitos calorosos debates, essas foram nossas mesas de comunicação do primeiro dia: Arte e Cultura em ONGS (com Diorlei Santos, Claudia Cordeiro e Jéssica de Lara); Arte e Cultura em hospitais (com Claudia Cordeiro e Nilza Breny); Arte e Periferia (com Kenni Rogers e Silvester Neto). No segundo dia: Arte e Cultura fora do eixo (com Patrícia Machado e Daniel Felice); Arte, Educação e Cultura (com Megg Rayara e Nélio Spréa); Arte nas margens: Carnaval (com Marcio Marins e Ricardo Garanhani).

Também tivemos apresentações artísticas com: Coral Gay, Victoria Mendes, Cortejo Literário, Serginho, Princesas do ritmo, Ori Gen Dance, Willian Sampaio.

Interferências

No ano de 2019, a turma responsável pela organização do “Interferências – Seminário de Produção Cênica” propôs uma alteração nas dinâmicas de organização dos seminários anteriores. Em vez de duas noites, o grupo optou por um evento concentrado em uma única tarde, no caso, dia 19 de outubro, possibilitando que o público desfrutasse de uma prazerosa imersão na arte, com várias atividades acontecendo ao mesmo tempo. Oficinas ocorriam em paralelo a rodas de conversa, microfone aberto, performances e visitação de instalações e exposições. Os espetáculos apresentados foram: Risas y sonrisas (Cia Risas y Rebeldia) e Terreno Baldio (Cia Olho Rasteiro). Das oficinas oferecidas, as pessoas podiam escolher entre: CosWork - Estudo minucioso da prática Cosplay (com Lua Cosmaker); Improviso com Arvoredo (com a Cia Arvoredo de Teatro); Teatralidades Caminhantes (Lívia Sudare); Encadernação e Colagens (com Tayná Miessa); Grafitti: Técnicas e Noções Básicas (com Gustas); Introdução ao Teatro do Oprimido (com Eduardo Walger); Teatro com e para Crianças e Jovens: Produção Cultural em Projetos Sociais Arte Educação (com Giselle Lima); Hip Hop (com Gui Negão); Ferramentaria (com Juliano Grus); Romântico e Sexy, o Brega Pernambucano (com Cristóvão P.) e Bordados Poéticos (com Giana Guterres). Algumas exposições foram criadas em comemoração aos 10 anos do TPC, entre elas: Sala Cenográfica I e II, Cosplay, Memorial-Seminários TPC, Corpos Ciborgues, Projeto Cotinga e Trabalhos-Calouros TPC. O evento também contou com as seguintes interferências artísticas: Slam das Gurias, Beduíno, instalação poética Horta Teatro e improvisação com músicos/cantores de ônibus. A organização também preparou um espaço especialmente para os pequenos, chamado de “Quintal das crianças”, o espaço foi pensado para acolher a criançada. Durante a tarde toda, além de brincadeiras, as crianças ouviram contações de histórias com Aline Bernardino, Sueelem Witsmiszyn e Bruno Matteuzzo.  

Teia Metropolitana

No mês de março de 2021, ocorreu o IX Seminário de Produção Cênica, o Teia Metropolitana. Em função da pandemia, o evento circulou pelo YouTube, com a presença online de artistas e gestores da Região Metropolitana de Curitiba. No dia 13, na primeira mesa “Laços Culturais”, nossos convidados debateram sobre o acesso de artistas locais à Lei emergencial Aldir Blanc. Participaram: Marinei Vidolin (Colombo), Arnaldo Silveira (Pinhais), Robinson Alves (Mandirituba), Diviane Schuhli (São José dos Pinhais). E tivemos apresentação artística do Mr Blues n Box (Colombo). Na segunda mesa,“Troca entre Artistas e Gestores”, o tema versou sobre a relação entre arte educação e gestão pública, com a presença de Ana Paula Frazão (Araucária), Everton Vieira (São José dos Pinhais); Pedro Gonçalves (Almirante Tamandaré) e Luiz Gustavo Torres (Campo Largo); com apresentação artística do cantor e compositor Everton Vieira (São José dos Pinhais). O encerramento do evento ocorreu no dia 16, com um bate papo entre estudantes do curso de Produção Cênica. Intitulada “Produções Compartilhadas” a mesa teve a presença de egressos do curso, residentes da região metropolitana, da equipe organizadora e de estudantes vinculados ao curso.

Realização (1).png
Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81520-260
bottom of page