
30 DE ABRIL - SEPT UFPR
Mesa de políticas culturais
Convidado Téo Ruiz

Téo Ruiz é músico, compositor e produtor. Pós graduado em MPB e mestre pela Universidade de Valladolid, Espanha. Lançou 3 discos junto com Estrela Leminski além de 2 singles individuais. É o diretor geral da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS), um evento que se propõe a abrir espaços para a geração de negócios com foco na região sul que já teve quatro edições. Também é autor e escritor do livro “A Autoprodução Musical”, fruto de suas pesquisas sobre a indústria da música e o papel do compositor.
Convidado Adriano Esturilho

Diretor e produtor de teatro e cinema, escritor e compositor. Cursou cinema pela cineTV PR, Letras e o curso de formação de ator pela UFPR. É fundador da Processo Multiartes e atual Presidente do SATED PR (Sindicato de Artistas e Técnica em espetáculos de Diversões do Paraná).
Mediador Jessé Cruz

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR) e Mestre em
Educação pela Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Licenciado em Arte, pela
Universidade Uirapuru – Sorocaba/SP. É professor substituto nos cursos de Produção Cênica
e Produção Cultural na UFPR e no Departamento de Artes da FURB, onde atualmente esta como coordenadora da Graduação Licenciatura em Dança. Membro da linha de pesquisa LICORES (Linguagem, Corpo e Estética na Educação), pesquisador do grupo de pesquisa RIZOMA e membro do conselho científica da ANDA (Associação Nacional da Dança).
DiversiDança
Convidada Joseana Withers

Fisioterapeuta, Doutoranda em Tecnologia em Saúde - PUCPR. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná, especialista em Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), especialista em fisioterapia respiratória (PUC-PR), Criadora do Método Withers de Neurorreabilitação, no qual utiliza a dança como novo recurso na reabilitação para crianças e adolescentes com desordens neurológicas. Fundadora do Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação. Coreógrafa e diretora da Companhia de Dança Guerreiros. Instrutora do Método Pilates capacitada pela Polestar Pilates Internacional.
Convidada Nadya Romanowski

Nadya Romanowski bailarina e colaboradora no coletivo Nó Movimento em Rede. Formada em Jornalismo pela PUC - PR. Atuante na dança contemporânea desde 2016.
Convidada Lívea Castro

Especialista (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA. Bacharel (2014) e licenciada (2015) em Dança pela UNESPAR - Curitiba II - FAP. Propositora artística no projeto de extensão UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR, e na Barton - organização de dança. Artista integrante da comunidade de artistas NÓ - Movimento em rede.
Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Dança. Tem interesse na área de pesquisa, produção e composição em Dança, bem como nas articulações educacionais e políticas da Dança na sociedade.
Mediadora Adriana Inês de Paula

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/UNESP-Bauru; Especialista em Educação Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Mestre e Doutora em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista/UNESP-Rio Claro; Docente do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná/UFPR; atua nas áreas de Educação Física Adaptada e Diversidade Humana; Coordenadora do PROAFA/Projeto de Extensão Atividade Física Adaptada; Coordenadora do NAPNE/Núcleo de apoio a estudantes com necessidades especiais/UFPR.
K-Talk: Por trás dos palcos
Convidado Ian Souza

Ian Souza faz cover de K-Pop há 11 anos e dá aulas de dança desde 2016. Possui diversos prêmios em eventos de K-Pop dentro do Brasil e foi finalista do quadro 100% K-Pop no Programa Raul Gil. Já fez aulas na renomada academia coreana 1 MILLION Dance Studio, incluindo participação em vídeo oficial, e foi jurado nas duas últimas edições do Festival de Dança de Joinville, na categoria K-Pop (2019 e 2021).
Em 2021 fundou a Run Riot Company, em parceria com o Heron Hayashi.
Suas áreas de estudo e trabalho nas danças urbanas incluem: Hip Hop, Jazz Funk e Vogue.
Convidada Cho Hena (canal Hey Unnie)

Cho Hena, mais conhecida como Hey Unnie, é uma youtuber Sul Coreana que saiu da Coreia na 4° série e atualmente mora no Brasil. Cho Hena ensina no Instagram um pouco da língua coreana e sua cultura nativa para quem tem interesse em aprender. Além da cultura coreana, ela fala em suas redes sociais sobre K-idols, doramas, entre outros assuntos relacionados à cultura coreana. Além disso, foi tradutora de diversos grupos como NU'EST e BTS durante suas estadias no Brasil.
Mediadora Soraya Sugayama

Professora do Curso de Tecnologia em Produção Cênica, mestre e doutora em Tecnologia e Sociedade, especialista em Arte, Cultura e Saberes Contemporâneos, cenógrafa e figurinista, formada em Arquitetura e Urbanismo, atualmente pesquisando sobre militância asiático-brasileira. Mãe do Bento.
ENTREtenimento | Performances
K4D Project

Grupo formado em 2017 por professores de dança que além dos movimentos tinham o gosto pelo K-Pop em comum.
O grupo tomou forma em 2017 com professores de dança como integrantes e também como produtores de eventos relacionados ao K-Pop.
Em 2018 participaram como finalistas no quadro de K-Pop no Programa Raul Gil e conquistaram primeiro lugar nos eventos: “K-Pop Festival” (São Paulo, SP), “K-Pop Cover Challenge” (São Paulo, SP) e “Rei do Kpop”.
Ainda no mesmo ano produziram os eventos “Korea Day” em parceria com a produtora Namu Ent. e duas edições do “K-Pop Dance Battle”.
Atualmente, o K4D Project segue fazendo vídeos destinados ao YouTube e apresentações.
Cia. de Dança Guerreiros

O Instituto Guerreiros de Arte-Reabilitação foi fundado em março de 2012 com o intuito de oficializar as atividades desenvolvidas pela Cia. de Dança Guerreiros e abranger sua atuação no campo da Neuroreabilitação. O Instituto tem como atividade principal a utilização da dança como
um prazeroso e inovador recurso de reabilitação neurológica para indivíduos acometidos por desordens psicomotoras decorrentes de prejuízos no sistema nervoso. A atividade desenvolvida foi idealizada pela fisioterapeuta Joseana Withers, a qual percebeu que a modalidade de dança Hip Hop promove várias situações capazes de contribuir diretamente para atuação prazerosa dos princípios utilizados pela neurociência na recuperação física e emocional desses indivíduos. O Método Withers de Neuroreabilitação é aplicado na Cia. de Dança Guerreiros, composta por
crianças e adolescentes com paralisia cerebral, que encontraram no ritmo do Hip Hop um estimulante aliado para a recuperação de movimentos, da auto-estima e do bem estar. Para que
os avanços e conquistas estejam em constante evolução, o Instituto conta com uma equipe de colaboradores voluntários que atuam de maneira dedicada e integrada, inspirados pela entrega
dos participantes que a cada encontro se deixam tocar por essa proposta e realizam a emocionante arte da superação!
.png)