top of page

Entrevista cedida pela Marchand e Curadora Maria Elena Toigo para o II Seminário de Produção Cênica, da Universidade Federal do Paraná, em Outubro de 2013.

 

 

SPC – Maria Elena, pode nos contar um pouco de como é ser marchand e curadora?


M.E.T - Trabalhar com cultura, esporte e lazer é gratificante para qualquer pessoa, então eu sou priveligiada. Atuo no mercado de artes plásticas em galerias, lojas de decoração, espaços culturais.(anexo currículo)

 

SPC- Como começou a carreira?


M.E.T - Eu acredito na importância da arte na vida das pessoas.

Iniciei minha carreira ainda no Rio Grande do Sul, com dois artistas: Victor Hugo Porto (amigo de infância em Caxias do Sul) e Miriam Postal (colega de trabalho, professora como eu, em Passo Fundo) hoje os dois são conhecidos nacional e internacionalmente, são meus principais artistas. Mudei para Curitiba e aumentei minha carteira de artistas aqui do Paraná e de outros estados.

 

 

SPC - Você atualmente administra quantos artistas? Como é a relação de trabalho entre você enquanto adminstradora e parecerista técnica e o artista em si?


M.E.T - Procuro não contar quantos artistas, são muitos, alguns são fixos, outros depende da necessidade para uma ambientação, dependendo da técnica, do estilo,tema e medidas solicitadas.

A relação de trabalho com os artista é baseada no respeito e principalmente na confiança em deixar uma obra sob minha responsabilidade para expor ou comercializar. Honrar o pagamento na hora da venda. Saber como solicitar um trabalho, orintar cores, tendências sem invadir a criatividade de cada artista.

 

 

SPC – Curitiba tem uma quantidade considerável de artistas plásticos e diversos espaços para exposições. Você sente-se segura em relação a demanda de mercado?


M.E.T - Muito mais do que possamos imaginar são os artistas em Curitiba, muitos são os que me procuram buscando orientação para venda ou exposição. Os espaços aqui ou em qualquer cidade só abrem suas portas para artistas já conhecidos, com currículo, sempre dando preferência por artistas não locais. É um mercado em amplo desenvolvimento, poucas pessoas atuam nessa área, requer paciência, tempo e dedicação.

 

 

SPC – Para ter sucesso como marchand, além da formação artística adequada e sensibilidade, qual o segredo do ofício?


M.E.T - Essa palavra “sensibilidade” que me levou a trabalhar no mercado de artes, o segredo é acreditar na contribuição da “arte” na construção de uma cultura. É dar importância a cada artista em sua individualidade, é ter respeito pela sua criação, é saber falar ou ouvir uma crítica.

 

 

SPC – E fora da cidade, já organizou alguma exposição? Como é a receptividade dos outros lugares?


M.E.T - Assim como recebo obras de artistas de diferentes cidades também envio trabalhos de artistas locais para outras, atualmente estou trabalhando com Caxias do Sul e Porto Alegre, para fazer parceria precisamos operar com pessoas de confiança e formar um elo.

 

 

SPC – Quando será sua próxima exposição?


M.E.T - Temos ainda para 2013: 22 de outubro a 08 de novembro no TRE, dia 06 de novembro a 31 de dezembro no SESC Água Verde, final de novembro/inicio de dezembro no TRE (em construção)

Organizo algumas exposições para iniciar currículo de novos artistas e ou enriquecê-lo.

Infelizmente o retorno financeiro com exposições é quase zero tanto para quem faz curadoria quanto para os artistas, dedicado parte do meu tempo para organizar exposições devido ao grande número de solicitações.

 

SPC - Atualmente você desenvolve um trabalho misturando artes visuais e performance. Como ocorre?

 O Artistas ao Vivo

Organizo um evento com artista iniciando e terminando uma obra, o público observando, tendo contato direto desde o desenho até o trabalho pronto é gratificante.

 



Para saber mais sobre Maria Elena Toigo:
 

Maria Elena Dal Ponte Toigo

Email: metoigo@uol.com.br

Fone: (41) 9973 9489.

Maria Elena Toigo

CONECTE-SE

UM OFERECIMENTO

bottom of page